Doutrina espírita se expande nas zonas rurais por meio de salas de estudo

 

 

Formação de salas de estudo da Doutrina Espírita. Esta tem sido uma constante em zonas rurais do interior da Bahia. A exemplo da Sala de Estudos do Evangelho Chico Xavier, no município de Santo Amaro. A Sala fica em um sítio localizado no Distrito de Pedras e reúne frequentadores de centros espiritas da região. “A proposta é formar um grupo de estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e do Livro dos Espíritos, indo ao encontro dos postulados de Kardec,
que aponta a eficiência do estudo em grupo, por permitir a troca de experiências, posicionamentos, compreensões, além de deixar um pouco de lado nossos interesses pessoais pelo bem comum”, afirmou Alberto Pinna, que coordena os estudos. 

 

A sala é vinculada ao Centro Espírita Cristo Paz de Caridade, de Santo Amaro, de onde recebe o suporte espiritual. “Os centros espíritas também têm a função de criar núcleos pequenos nas zonas rurais, como uma ramificação, núcleos articuladores e fomentadores da doutrina espírita, unidos no mesmo sentimento”, completou.

 

Além do grupo de estudo do evangelho que, ocorre às terças-feiras, a sala Chico Xavier tem uma programação de encontros mensais, aos domingos, que inclui palestras e doutrinárias, reforçando a proposta de arregimentar moradores da região e frequentadores de outros centros espíritas.

 

Neste domingo (26.05), além de doutrinária com o palestrante Adson Macedo, que abordou o tema Emancipação da alma, o encontro contou com a participação do coral da Casa da Caridade Irmã Elizabete, de Salvador. 

 

Rogério Castro, diretor da Casa de Inovação Irmão Ramon, localizado no povoado de Tabuleiro Pedras, também em Santo Amaro, reforça a interação entre as casas. “Participamos porque entendemos da importância da congregação entre os espíritas. É um intercâmbio que fazemos pela própria fraternidade”, afirmou.

 

Dona Virgínia, frequentadora dos estudos da sala e espírita há mais de 40 anos, diz que sempre se identificou com o espiritismo. “Quando retornei para morar em Santo Amaro, enxerguei na casa um lugar para continuar os estudos”, pontuou. Cristiano Cerqueira, também frequentador da sala, diz que já visitou várias igrejas, mas encontrou na doutrina espírita um lugar de respeito às opiniões. “Aqui o debate não tem restrições”, opinou.

 

Segundo Pinna, um dos principais desafios é arregimentar novos trabalhadores para a casa. “Não é difícil mobilizar. Quando se tem um grupo de cinco a dez pessoas já se pode iniciar um trabalho de estudos. O difícil é encontrar colaboradores que trabalhem mais ativamente, que abracem a causa e se comprometam com a casa”, completou.

 

Na essência, o papel dessas salas é disseminar o estudo da Doutrina Espírita, principalmente em conjunto, de agregar e gerar a troca de informações, clareando o pensamento religioso e traçando diretrizes à vida espiritual.

REDES SOCIAIS

Rua do Cascalho, 51 – Pituaçu (próximo à Av. Jorge Amado)
CEP: 41741-510, Salvador – Bahia 
Telefone: (71) 3561-3081

E-mail: casadacaridade01@gmail.com

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
ENDEREÇO
FEED DE NOTÍCIAS

Copyright © Casa da Caridade Irmã Elisabete