top of page

A Casa da Caridade irmã Elisabete

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é um centro espírita, instituição filantrópica e sem fins lucrativos. 

A fundadora: Lívia Pereira Santos


Em março de 2000, a Casa foi fundada por Lívia Pereira Santos e amigos trabalhadores da doutrina.

Lívia nascida em 13/10/1944, foi psicopedagoga, trabalhadora dedicada ao movimento espírita, escreveu mais de 20 livros de temática espírita, psicografados e outros de sua autoria. Lívia foi presidente da Casa da Caridade Irmã Elisabete até o ano de 2014, quando desencarnou em 04/10, deixando-nos uma imensa saudade e seu legado de vivência mediúnica e terapêutica espírita, através de suas obras e exemplos. Também fundou a Casa da Caridade João Crisóstomo, localizada próx. à av. Vasco da Gama em Salvador-BA. Buscando integração, organizou excursões, seminários e palestras suas à outras cidades da Bahia, onde também era muito querida.

Breve história e nova sede
 

Inicialmente a Casa da Caridade Irmã Elisabete estava fixada em casa alugada, situada à Rua das Amedoeiras, próxima à Av. Jorge Amado, Boca do Rio, até quando sua ampla sede foi inaugurada em 2006, à Rua do Cascalho, 51, Pituaçu (veja Localização), construída sob a coordenação do dedicado Hamílton Ribeiro Reis, e com a colaboração de amigos e voluntários.

O prédio atual conta com 4 pavimentos interligados por rampas de acesso. Compõem a sede: jardim de rosas na entrada, cantina, cozinha externa, gráfica, livraria, biblioteca, salão doutrinário, sala de passe, sala do bazar e salas de estudos, reuniões, cursos e tratamento espiritual.

A casa foi presidida por Lívia Pereira Santos de 2000 a 2014; Hamílton Ribeiro Reis, de 2014 a 2021, sendo Ana Lívia a presidente atual.

Lançamento da pedra fundamental em outubro de 2002: Lívia (presidente), Hamílton (vice-presidente) e Pedro (frequentador da Casa)

Obra de construção da sede

Atividades

 

As atividades ocorrem de forma dinâmica, diariamente há grupos de estudo, entrevistas, passe, doutrinárias, reuniões mediúnicas (confira horários atividades), como também trabalhos de assistência à gestantes, idosos, evangelização infantil (confira assistência social), etc.

 

Foram publicados livros de Lívia Pereira Santos, Marilinda Lima, Ana Lívia e Grupo Auta e Souza, além da Revista Espiritismo & Espiritualidade (veja detalhes sobre publicações).

Durante todo o ano ocorrem eventos, como seminários, fórum, lançamento de livros. Alguns eventos são anuais, é o caso da Reunião Arakem, em 2 de Julho, e do Seminário Viva a Vida, em novembro.

  

Programas web
 

Desde 2009, a Casa da Caridade participava da Rádio Feeb, com programação própria, online, vários dias na semana, e atualmente são transmitidos pelo Youtube e Facebook (veja detalhes).

Colaboração
 

A Casa se mantém com a ajuda de colaboradores que é sempre bem-vinda, devido ao funcionamento da sede, e à manutenção das atividades sociais. (Veja formas de colaborar)

bottom of page